Cientistas descobrem planeta como Tatooine de Star Wars

Cientistas descobrem planeta como Tatooine de Star Wars

Em uma galáxia muito, muito distante

A franquia de filmes Star Wars introduziu uma grande variedade de cenários e planetas icônicos ao longo de sua vasta e rica história. Isso inclui o planeta deserto Tatooine, o favorito e muitos fãs (apesar de toda areia). 


Foi lá que o público conheceu Luke Skywalker em 1977. Umas das características mais icônicas do local é seu par de sóis, que acompanharam algumas das melhores cenas de Star Wars. Agora, os cientistas confirmaram que existe um planeta na vida real que é muito semelhante a Tatooine.

Conforme explicado pelo SciTechDaily, esta não é a primeira descoberta deste planeta, conhecido como Kepler-16b. É, no entanto, parte de um novo processo em que os cientistas conseguiram confirmar e identificar o planeta e as duas estrelas que orbita. Esta é uma nova técnica conhecida como o método da velocidade radial.


 Veja como eles descreveram o processo:
“O método da velocidade radial envolve a análise dos espectros de luz produzidos pelas estrelas. Os astrônomos coletam dados de espectros por meio de telescópios no solo – neste caso, de um telescópio baseado na França, o Observatoire de Haute Provence. Esses dados de espectro são gráficos em uma linha, mas a linha “oscila” à medida que o planeta orbita em torno das duas estrelas, produzindo uma linha instável nos espectros de luz. A oscilação indica que um planeta está lá, e os astrônomos podem usá-lo para obter uma série de outras informações sobre um planeta, incluindo sua massa”.

O planeta conhecido como Kepler-16b foi descoberto pela primeira vez por um método alternativo conhecido como “método de trânsito”. Este método funciona de forma bastante diferente, tornando esta a primeira vez que um planeta desse tipo – conhecido como planeta circumbinário – foi descoberto através do método da velocidade radial.

Kepler-16b
Representação artística do planeta Kepler-16b

Os cientistas esperam que esse método seja útil para localizar outros planetas que possam ser mais habitáveis do que Kepler-16b, que é composto principalmente de gás, e pode levar à descoberta de nova vida. De fato, talvez haja uma Tatooine da vida real por aí. Já imaginou?

» Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault. E clique aqui para participar do Grupo Exclusivo de Facebook.
Cientistas descobrem planeta como Tatooine de Star Wars Cientistas descobrem planeta como Tatooine de Star Wars Reviewed by Daniel Rost Dreyer on abril 08, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.