Quadrinistas independentes comemoram o Dia Nacional da Biblioteca e promovem lançamento coletivo de obras


Coletivo de quadrinistas independentes, de obras aprovadas na lei Aldir Blanc, se encontram pela primeira vez para debater Histórias em Quadrinhos e para lançar suas obras para o público.

A Feira Mineira de Quadrinhos acontece no dia 9 de abril na Biblioteca Estadual de Minas Gerais. A Feira é um evento criado para divulgar o trabalho de quadrinistas e ilustradores mineiros independentes. Participam da Feira os artistas que foram selecionados no Edital N°21/2020 "Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos" da Lei Aldir Blanc, do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Após a divulgação do resultado do Edital, um grupo de 29 artistas de projetos aprovados no Edital se juntaram a um coletivo de quadrinistas mineiros. A união ocorreu com o intuito de se ajudarem mutuamente sobre os procedimentos de execução e prestação de contas do edital.

De acordo com Fabrício Martins, roteirista de Oblivion, “o grupo se formou para tirar dúvidas sobre questões burocráticas sobre documentos exigidos no edital, mas logo passou a ser um suporte de questões inerentes a quadrinistas independentes, como produção gráfica, dicas de divulgação em redes sociais e outras questões”.

Ao longo de toda a produção das obras de quadrinhos aprovadas na Aldir Blanc, os artistas ficaram em isolamento social. Dessa forma, não participaram de Feiras e Encontros de Histórias em Quadrinhos, principais instrumentos de divulgação e lançamento de obras para artistas independentes. De acordo com Regis Luiz, quadrinhista e gestor do dia Nacional do Quadrinho de BH, “os eventos presenciais são importantes para que os autores e artistas possam interagir diretamente com o público, facilitando a apresentação e venda de suas obras para novos leitores, além de criar um ambiente favorável para a formação de uma rede de contato entre profissionais, artistas iniciantes e entusiastas”. Agora, em 2022, o coletivo propõe a organização da Feira Mineira de Quadrinhos para celebrar o lançamento de suas HQs e promover o primeiro encontro do grupo, “fortalecendo o cenário para um futuro mercado estabelecido” de acordo de Regis.

O coletivo conta com quadrinistas veteranos, como Renatta Barbosa (roteirista da Turma da Mónica) e Cristiano Seixas (diretor da Casa de Quadrinhos), e novatos, como Ana Paula Côrtes (autora de O Planeta). Ao todo, serão lançadas 21 obras na Feira.

A programação, inteiramente gratuita, inclui a feira, onde o público poderá interagir com os artistas, uma exposição sobre quadrinhos e processo de criação e diversas palestras e rodas de conversa com convidados especiais, atuantes nos mercados de quadrinhos e ilustrações mineiras e nacionais.

Programação e Dia Nacional da Biblioteca

Além do Lançamento das Obras viabilizadas pela Lei Aldir Blanc, a Feira Mineira de Quadrinhos conta com uma Exposição com o objetivo de apresentar originais, processos criativos, experimentações e ilustrações dos artistas e Palestras e encontros com temas: Humor e Narrativa Visual; Ativismo racial e quadrinhos; Produção em quadrinhos e Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos. A data escolhida para a Feira é uma homenagem ao Dia da Biblioteca no Brasil. As histórias em quadrinhos são uma importante forma de incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos. E a biblioteca é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar. A Feira também é o primeiro evento a compor o acervo do Espaço Geek, que será inaugurado com o fim das reformas do Anexo da Biblioteca Pública Estadual.

Palestras e encontros

• 11h - Ativismo racial e quadrinhos, com Acir Piragibe (autor de D'artagnan) e La Cruz (autor de Legacy). Mediação: Régis Luiz.
• 13h30 - Humor e Narrativa Visual, com Gustavo Legusta (autor de Coletânea Legustirinas) e Sunça (autor de Genô e Gertrú Abalando as Estruturas). Mediação: Fabrício Martins.
• 15h - Produção em quadrinhos – do edital à divulgação da obra, com Lucas Amorim (diretor da Biblioteca Estadual), Line Lemos (autora de Fessora), Carol Rossetti (autora de Vento Norte) e Ronaldo Braga (Gráfica Formato). Mediação: Fabrício Martins.
• 17h - Rodas de conversa sobre mercado de quadrinhos, com Cristiano Seixas (Autor de Contos do Calango), Pedro Ferreira e Mariana Viana (Fora do Plástico). Mediação: Régis Luiz.

Lei Aldir Blanc
A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. A Lei Aldir Blanc prevê diversas linhas de ações emergenciais, cujos beneficiários dividem-se em artistas e espaços artísticos. Para além desta iniciativa, a lei prevê ainda linhas de créditos para fomento em atividades culturais.

A Lei foi criada em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020, vítima da Covid-19. O projeto vem para socorrer profissionais e espaços da cultura que foram obrigados a suspender seus trabalhos durante o período de isolamento social.

A Lei viabilizou o Edital N°21/2020 "Seleção de Propostas de Publicação de Obras de Histórias em Quadrinhos", edital pioneiro em Histórias em Quadrinhos no Estado de Minas Gerais.


Serviço
Feira Mineira de Quadrinhos
Data: 9 de abril (sábado) Horário: 10hs às 18hs
Local: Teatro de Arena da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Exposição Mineira de Quadrinhos
Data: 09 de abril a 15 de maio
Horário: segunda a sextas às 8:00-18:00, sábados de 08h às 12h.
Local: anexo da Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21 - Savassi, Belo Horizonte - MG
Quadrinistas independentes comemoram o Dia Nacional da Biblioteca e promovem lançamento coletivo de obras Quadrinistas independentes comemoram o Dia Nacional da Biblioteca e promovem lançamento coletivo de obras Reviewed by Daniel Rost Dreyer on março 30, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.