Por que tantos filmes atuais parecem artificiais, mesmo com orçamentos milionários e tecnologia de ponta? Essa é a provocação inicial do vídeo Why Movies Just Don’t Feel “Real” Anymore, do canal Like Stories of Old, que mergulha profundamente nas razões pelas quais muitos espectadores têm sentido uma desconexão crescente com o cinema contemporâneo. Com uma análise densa e instigante, o vídeo propõe uma jornada por conceitos como realismo perceptual, indexicalidade, visualidade háptica e o que o autor chama de qualia cinematográfica, a experiência subjetiva e sensorial de estar imerso em um filme.
Ao longo de quase 30 minutos, o vídeo questiona o que exatamente torna um filme “real” para os nossos sentidos, e como a evolução da tecnologia digital pode ter substituído texturas e imperfeições humanas por superfícies limpas e calculadas demais. A montagem traz exemplos visuais impactantes, referências teóricas bem contextualizadas e uma cadência reflexiva que se distancia das críticas rasas sobre CGI ou nostalgia. Aqui, o foco está nos fundamentos da imersão cinematográfica e em como o “toque” do cinema tem se transformado.
Uma obra para quem ama cinema não só como entretenimento, mas como linguagem sensível e estética. Assista abaixo e, para acompanhar com legendas em português, clique na engrenagem de configurações no canto inferior do vídeo, selecione “Legendas/CC”, depois “Traduzir automaticamente” e escolha “Português”:
» Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault.
Por que os filmes de hoje parecem menos reais?
Reviewed by Daniel Rost Dreyer
on
novembro 27, 2025
Rating:
Reviewed by Daniel Rost Dreyer
on
novembro 27, 2025
Rating:




Nenhum comentário: