TROOPS: a paródia de Star Wars que revolucionou os fan films

TROOPS: a paródia de Star Wars que revolucionou os fan films

Se você é fã de Star Wars e adora uma boa paródia, chegou a hora de revisitar uma das obras mais icônicas (e hilárias) da história dos fan films: TROOPS. Este curta-metragem lançado em 1997 mistura a grandiosidade da galáxia muito, muito distante com o estilo documental do clássico programa de TV COPS. Com um toque cômico genial, Kevin Rubio, o diretor e roteirista, não apenas fez história ao criar um dos primeiros grandes filmes criados por fãs da era digital, mas também colocou Stormtroopers no papel principal como você nunca imaginou.

Neste post, vamos embarcar na Dunas de Tatooine para explorar os bastidores dessa obra-prima, suas curiosidades e seu impacto no universo geek. Mas antes, vamos assistir essa obra abaixo:


Como ativar as legendas em português:
Clique no ícone de "Configurações" (aquela engrenagem no canto inferior direito do vídeo). Selecione a opção "Legendas/CC" e ative-as. Vá em "Traduzir automaticamente" e escolha "Português".


A fórmula genial de TROOPS: Stormtroopers + COPS + Star Wars

Imagina só: o universo de Star Wars, conhecido por suas batalhas épicas e dilemas filosóficos, encontra um reality show que acompanha a rotina de policiais em situações corriqueiras e hilárias. Essa foi a sacada de Kevin Rubio, que lançou TROOPS na San Diego Comic-Con de 1997 e logo depois o distribuiu pela internet, numa época em que vídeos online ainda eram uma raridade.

A ideia é simples, mas brilhante. A trama acompanha o Esquadrão Black Sheep, um grupo de stormtroopers patrulhando a Dunas de Tatooine enquanto são filmados para o programa "TROOPS", o hit da TV Imperial. Entre disputas domésticas descontroladas e encontros com personagens "famosos" da franquia, a comédia está garantida.

Momentos icônicos e curiosidades do filme

1. A verdade sobre Owen e Beru Lars
Lembra daquelas cenas trágicas no Episódio IV? Pois bem, em TROOPS, a morte dos tios do Luke ganha uma versão alternativa. Não foi o Império quem os matou, mas um “pequeno” desentendimento entre o casal que termina, digamos... de forma explosiva.

2. Referências para fãs de cultura pop
Além de homenagear Star Wars, TROOPS ainda traz easter eggs de outras franquias. Um exemplo é o droid roubado dos Jawas, que nada mais é que uma réplica de Tom Servo de Mystery Science Theater 3000.

3. Abertura inspirada em COPS
O filme começa com a narração clássica do estilo COPS, mas com uma pitada imperial: “TROOPS é filmado em locações com os homens das Forças Imperiais. Todos os suspeitos são CULPADOS, ponto final. Caso contrário, não seriam suspeitos, certo?”

4. Vozes de peso 
Rubio, que na época trabalhava no Fox Kids Network, conseguiu recrutar dubladores de peso como Jess Harnell, Cam Clarke e Bill Farmer para dar vida aos personagens.

TROOPS e o movimento dos fan films

TROOPS não foi apenas uma paródia genial; foi um marco no mundo dos fan films. Ao utilizar os recursos da internet para distribuição e equipamentos mais acessíveis para produção, Kevin Rubio abriu as portas para que fãs de todo o mundo explorassem suas próprias histórias ambientadas no universo de Star Wars e outras franquias.

O curta não só conquistou fãs como também foi reconhecido pela própria Lucasfilm, recebendo o Pioneer Award no Star Wars Fan Film Awards de 2002. Até hoje, é listado entre os melhores filmes de fãs de todos os tempos por revistas como Time.

TROOPS, o fan film que foi além das estrelas

TROOPS, com seu humor afiado, referências incríveis e uma produção surpreendentemente boa para a época, ele é um lembrete de como os fãs podem expandir universos já tão ricos como o de Star Wars. E quem sabe, depois de assistir, você também não se inspire a criar sua própria homenagem geek?

» Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault.
TROOPS: a paródia de Star Wars que revolucionou os fan films TROOPS: a paródia de Star Wars que revolucionou os fan films Reviewed by Daniel Rost Dreyer on novembro 27, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.