História em quadrinhos que homenageiam a música em campanha na plataforma Catarse

História em quadrinhos que homenageiam a música em campanha na plataforma Catarse

Quadrinhos Sonoros é uma antologia de histórias curtas, produzidas por artistas mineiros em homenagem à música de Minas. Um set list de primeira que selecionou 20 quadrinistas com a missão de transformar acordes, melodias e arranjos em quadros, balões e onomatopeias. Cada artista convidado escolheu uma música de bandas/compositores e intérpretes mineiros e criou conto em arte sequencial que reinterpreta clássicos da música brasileira e obras contemporâneas em uma imperdível coletânea digna dos melhores festivais musicais.

O livro conta com um projeto gráfico especial. São 19 histórias de 3 ou 7 páginas, em papel Off Set, formato 17 x 24 cm, 144 páginas em cores e capa cartonada.

De acordo com Fabrício Martins, editor da coletânea, “a eclética seleção das músicas mostra a riqueza e diversidade da produção musical de Minas. E por outro lado, foi um desafio refletir essa diversidade nos estilos únicos de cada quadrinista convidado”. Da MPB do Clube da Esquina, passando pelo samba de Ary Barroso, o pop Rock de Pato Fu, o rap de Djonga e o pop de Marina Sena, sem deixar de lado os novos talentos e bandas marcantes para a cena mineira, o projeto se apresenta como um álbum dos melhores hits de sucesso em quadrinhos.

De acordo com Val Armanelli, quadrinista escolhida a dedo por Djonga para escrever sobre seu trabalho "Bença se tornou minha música favorita desde a primeira vez que eu ouvi e junto disso, fazia tempo que eu pensava uma forma de homenagear minhas avós. Então, quando veio o convite dos quadrinhos sonoros senti que esse era o momento de homenagear minha avó e essa música que me faz chorar toda vez.”. Val utilizou guache e colagens para criar uma história inspirada em Bença, música do rapper mineiro sobre sobre a luta da família, e todos os ensinamentos de pais e avós para superar as dificuldades da vida. “O livro também é um encontro de quadrinistas experientes com talentosos e talentosas artistas emergentes. Um verdadeiro pot-pourri visual e sonoro”, conta Fabrício.

A campanha, na modalidade Tudo ou Nada, oferece recompensas como descontos especiais, além de materiais e livros dos autores participantes. É possível apoiar o projeto a partir de 10 reais.

A campanha fica disponível até o dia 5 de dezembro
O livro será lançado na 6a CDQ Con, a Feira da Casa dos Quadrinhos, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro em Belo Horizonte. A Feira também contará com uma exposição sobre o processo criativo das histórias da HQ Quadrinhos Sonoros e contará com diversas atividades da cultura pop/geek.

Link: https://www.catarse.me/longe_de_tudo

Artistas e Músicas homenageadas
Anderson Noise - Machines Must Die, por Dan Aroeira - @daniloaroeira
Ary Barroso - Rancho Fundo, por Ana Paula Côrtes - @anapaulacortesz
Augusta Barna - Olhares, por Maria Jupira - @curupira.maria
Carahter - Cast No Shadow, Kimera - @xkimerahttx
Carolina Diz - Sobras, Gilson Ribeiro - @gilson_cesar_ribeiro
Cartoon - Guinevere, por Hill Rocha - @hill_Rocha
Clube da Esquina - Dona Olímpia,por Laura Jardim - @__laurajardim
Daparte - Carnaval, por Kátia Schittine - @katiaschittine
Djonga - Bença, por Val Armanelli - @valarmanelli
Eminence - Wake up the Blind, por Cristiano Seixas - @criseixas_ e Newton Nitro - @newton_nitro
Fabrício FBC - Atmosfera, por Lúcio Guimarães - @luciogmrs
Juliana Perdigão - Bicho Morto, por Jéssica Groke - @jessicagroke
Lamparina - Pequim, por João Belo - @johnfeijaum
Marina Sena - Pra Ficar Comigo, por Daniel Bretas - @calaboca.co
Orquestra Atípica de Lhamas - Como te lhama?, por Rebeca Prado - @incbeka
Pato Fu - Sobre o Tempo, por Vitor Cafaggi @vitorcafaggi
Roberta Campos - Se a saudade apertar, por Aline Cristine - @cristirinhas
Tamara Franklin - Wakanda, por GUUS - @guusart
Tianastácia - Cabrobró, por Sunça - @sumpcao


Natureza do Projeto
Quadrinhos Sonoros Vol.1 é um projeto sem fins lucrativos, criado em consonância com a 6a CDQ CON (Feira da Casa de Quadrinhos) em parceria com a Biblioteca Pública Estadual e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Seu objetivo é fomentar a cena de quadrinistas mineiros e incentivar cada vez mais a produção e leitura de HQs.

Por isso, o dinheiro arrecadado no Catarse, uma vez pago todos os custos de produção e os artistas, será 100% dividido entre os artistas participantes.

Já o dinheiro das vendas dos livros, contará com duas etapas:
1ª Etapa - Durante o período de lançamento e primeiras feiras, o dinheiro será novamente dividido entre os participantes.
2ª Etapa - As vendas menores ao longo do ano irão para uma caixinha, e serão direcionadas para apoiar projetos de quadrinistas independentes no Catarse (os livros apoiados serão doados para bibliotecas) e/ou o dinheiro arrecadado será doado para instituições de bem público parceiras.

Equipe Técnica:
Coordenação: Cristiano Seixas, Fabrício Martins, Nami Vieira e Régis Luiz
Editor: Fabrício Martins
Design, diagramação e capa: Régis Luiz
Redes Sociais: Nami Vieira
Revisão ortográfica: Clarice Palles
História em quadrinhos que homenageiam a música em campanha na plataforma Catarse História em quadrinhos que homenageiam a música em campanha na plataforma Catarse Reviewed by Daniel Rost Dreyer on novembro 06, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.