Vencedor do Jabuti cria super-heroína com depressão


A HQ “Splendor Blues”, criada por Marcelo Saravá, pode ser lida gratuitamente em competição do Webtoon

Desde que surgiram nos anos 1940, os super-heróis sempre representaram a radiante esperança por um mundo melhor. Mas como inspirar bravura quando se sofre de depressão?

Esse é o ponto de partida de Splendor Blues, primeiro lançamento do roteirista Marcelo Saravá após o Troféu Jabuti de melhor HQ de 2021 por META.

Na história, a heroína Esplendor se vê obrigada a salvar diariamente Forta Beach de tatus gigantes, surfistas zumbis e toda sorte de ameaças… Mas se, por fora, a combatente número 1 da cidade é destemida, por dentro ela enfrenta um inimigo virtualmente invencível.

"A depressão chega sem pedir licença, mas com apoio e tratamento adequado, ela vai embora", explica Débora Santos, desenhista da série. "Queremos falar sobre isso numa linguagem apropriada aos jovens, daí a ideia de tratar essa doença no mundo dos super heróis.”

Segundo a OMS, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. A maior parte da população não consegue compreender as consequências no comportamento de quem sofre com o transtorno, o que torna a conscientização tão importante.

“A inspiração para a personagem veio da vida do ator Robin Williams.”, explica Marcelo Saravá. “Sempre achei incrível como alguém que lutou a vida toda contra a depressão era capaz de ter uma persona pública tão intensa e cativante.”

O piloto de Splendor Blues está disponível gratuitamente em português e inglês na Webtoon, uma das maiores plataformas de quadrinhos digitais do mundo. O futuro da série dependerá do retorno dos leitores e do resultado do concurso “Call to Action”, um desafio que premiará histórias de ação. O vencedor será escolhido numa votação que inclui um júri do Webtoon e também o engajamento dos leitores na própria plataforma durante o mês de agosto.

Splendor Blues pode ser lida baixando o app do Webtoon ou direto do seu navegador. CLIQUE AQUI PRA CONFERIR.

Splendor Blues é uma criação de Marcelo Saravá (META, Aos Cuidados de Rafaela), com roteiro de Marcelo Saravá e Zé Wellington (Cangaço Overdrive), desenhos de Débora Santos (Luzia, Amor de Gringo), cores de Débora Santos e Talles Rodrigues (Mayara & Annabelle), letras de Deyvison Manes (Cebolinha - Recuperação, Meta).
Vencedor do Jabuti cria super-heroína com depressão Vencedor do Jabuti cria super-heroína com depressão Reviewed by Daniel Rost Dreyer on agosto 03, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.