‘Preto Nanquim’: terceiro episódio da série documental ‘A Importância do Quadrinho Nacional’ é lançado

‘Preto Nanquim’: terceiro episódio da série documental ‘A Importância do Quadrinho Nacional’ é lançado

O episódio conta com a participação de produtores de conteúdo como Andreza Delgado, LØAD e Thiago Carneiro (AfroNerd), além de artistas como Rafael Calça, Ana Cardoso, PJ Kaiowá e muitos outros

O terceiro episódio da série A Importância do Quadrinho Nacional, produzida pela plataforma de HQs digitais Social Comics, já está disponível no canal do YouTube. Preto Nanquim tem como foco a vivência dos negros na nona arte. O roteiro e a direção são de Alexandre Aleixo (Wardogs), enquanto a apresentação fica por conta de Jhonatan Marques, roteirista do Porta dos Fundos e apresentador da Huuro.

Mais de 15 pessoas – entre quadrinistas, pesquisadores, jornalistas e produtores de conteúdo – deram depoimentos das próprias casas, em conformidade com os protocolos de segurança e saúde exigidos durante a pandemia do coronavírus. Andreza Delgado; Rafael Calça; Ana Cardoso; Alex Mir; Mandy Barros; LØAD; Kione Ayo; PJ Kaiowá; Ana Paloma Silva; e Thiago Carneiro (AfroNerd) foram alguns dos nomes que participaram.

Já no primeiro ato, o episódio apresenta um panorama histórico sobre a arte nacional e também sobre como os personagens negros foram retratados ao longo do tempo dentro dos quadrinhos. Práticas de embranquecimento (como aconteceu com Machado de Assis, por exemplo) e de blackface também são mencionadas. 

A segunda parte aborda o resgate da visibilidade afro-brasileira e a importância do protagonismo negro dentro das narrativas. A última foca em questões de vivência dos entrevistados, como situações que enfrentaram e a relação deles entre o sonho e a realidade.

Títulos como Orixás - do Orum ao Ayê; a série Wardogs Chronicles; Quando você foi embora; Valkíria - Olhos de Cristal; Orixás - O Dia do Silêncio; Segundo Tempo; Folklóricas; e Valkíria - A Fonte de Juventude, todos de artistas negros, podem sem lidos na Social Comics. Miss Davis, quadrinho que trata sobre a história da ativista Angela Davis, também está presente no catálogo da plataforma.

Confira o episódio abaixo:


» Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault. E clique aqui para participar do Grupo Exclusivo de Facebook.
‘Preto Nanquim’: terceiro episódio da série documental ‘A Importância do Quadrinho Nacional’ é lançado ‘Preto Nanquim’: terceiro episódio da série documental ‘A Importância do Quadrinho Nacional’ é lançado Reviewed by Daniel Rost Dreyer on maio 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.