10 fatos curiosos que você não sabia sobre a Marvel Comics


Antes de invadirem o cinema e a televisão, o lugar de sucesso dos super-heróis da Marvel era nas histórias em quadrinhos. E para entender e celebrar a importância da Casa de Ideias na cultura separamos 10 fatos curiosos que você talvez não sabia sobre a editora. Confira: 

» 1. Timely Comics foi o primeiro nome da Marvel. Criada em 1939 por Martin Goodman, editor da revista New York. Em 1951, os quadrinhos da empresa mudaram de nome pela primeira vez. O Atlas durou até 1961, quando a editora foi rebatizada de Marvel. A primeira HQ a aparecer sob a tutela da marca Marvel Comics foi "Amazing Adventures No 3"


» 2. Em 1962, o chefão Martin Goodman achou que o Homem-Aranha era um conceito terrível para um um super-herói. Ele disse a Stan Lee que o personagem falharia, porque os leitores odiavam aranhas. Não precisamos dizer o quanto ele estava errado, não é mesmo?

Confira abaixo um vídeo onde Lee compartilha essa história:



» 3. O cantor de Pet Shop Boys, Neil Tennant, já trabalhou para a Marvel. Entre 1975 e 1977, Tennant foi editor da divisão da Marvel no Reino Unido, um trabalho curioso, que exigia que ele adapta-se grafias americanas ao inglês britânico e indicasse quando as super-heroínas mais escassamente vestidas precisavam ser redesenhadas.


» 4. A palavra "sexo" foi ocultada nas ilustrações da edição 118 dos "Novos X-Men" pelo menos 18 vezes. Ela estava presente de forma disfarçada em fios de cabelo, garrafas de uísque, uma cerca viva, uma poça, galhos de árvores, sinais de protesto e, graças a algumas ferramentas de jardim convenientemente colocadas, em um gramado. 

O artista do livro, Ethan Van Sciver, disse que espalhou a palavra por toda a HQ porque a Marvel o estava incomodando na época e ele achou que seria divertido injetar uma pequena travessura em seu trabalho.


» 5. Houve uma época que a Marvel possuía os direitos da palavra zumbi. Por mais improvável que pareça, a Marvel tentou registrar o uso exclusivo da palavra, utilizada no título da HQ "Tale of the Zombie", em 1973. Dois anos depois, quando a marca foi finalmente aprovada, a série de quadrinhos estava chegando ao fim. A editora acabou perdendo os direitos em 1996.


» 6. Essa é uma daqueles curiosas. A carta de demissão do artista Dave Cockrum apareceu na edição "Iron Man No 127". Nela, o mordomo Jarvis renuncia após um alcoolizado Tony Stark abusa verbalmente dele. 

Três edições depois, o escritor do título, David Michelinie, explicou aos leitores que essa não era a carta que Jarvis pretendia escrever e que, devido a um erro de produção, outro texto havia sido publicado. A carta que apareceu não era outra senão a própria carta de demissão de Cockrum, apenas alguém havia trocado a palavra "Marvel" por "Vingadores". 


» 7. A Comics Code Authority proibiu o uso de lobisomens em quadrinhos, de modo que os escritores da Marvel tiveram que criar maneiras engenhosas de incluir o arquétipo clássico do vilão em suas edições. Para X-Men no 60 (1969), por exemplo, Roy Thomas e Neal Adams criaram Sauron, um mutante em forma de pterossauro.


» 8. Mario Puzo, autor de "O Poderoso Chefão", até tentou escrever quadrinhos, mas não conseguiu. Antes de encontrar a fama como romancista, o autor ganhou uma vida escrevendo para revistas de aventura masculinas para a editora da Marvel. 

Com pouco dinheiro, perguntou a Stan Lee se ele poderia tentar escrever um roteiro em quadrinhos. O chefão da Marvel concordou prontamente, mas autor simplesmente não conseguiu finalizar o projeto. Segundo Lee, Puzo achou a tarefa muito difícil. 


» 9. A Marvel foi a primeira editora de quadrinhos a dar a um super-herói negro sua própria história em quadrinhos. Criado por Archie Goodwin e John Romita, Luke Cage tem a pele tão dura quanto o aço. Ele fez sua primeira aparição em "Luke Cage: Hero for Hire No. 1" em junho de 1972.


» 10. Os leitores que alertaram a Marvel sobre erros em seus quadrinhos receberam um prêmio. Até aí tudo bem, mas o curioso era que o prêmio um envelope vazio, enviado ao leitor no qual estava escrito: “Parabéns! Este envelope contém um não prêmio genuíno da Marvel Comics, que você acabou de ganhar!". 

Por mais louco que isso possa soar, o envelope acabou ser tornando um item muito procurado pelos fãs.


E aí você tem! 10 fatos curiosos que você não sabia sobre a Marvel. Gostou? Então lá vai um bônus! CLIQUE AQUI e conheça a incrível história de como a Marvel arriscou seus principais personagens para se salvar. É bem interessante.

» Quer receber novidades como essa e muito mais no seu e-mail? Clique aqui e assine a newsletter do Supervault. E clique aqui para participar do Grupo Exclusivo de Facebook.
10 fatos curiosos que você não sabia sobre a Marvel Comics 10 fatos curiosos que você não sabia sobre a Marvel Comics Reviewed by Daniel Rost Dreyer on maio 08, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.