Santos será a capital nacional das histórias em quadrinhos em 5 e 6 de outubro



Sexta Santos Comic Expo, com programação gratuita, reunirá grandes nomes do segmento e terá diversas atividades, entre exposições, painéis, cosplayers, estandes e área de artistas.

Virou tradição. Anualmente, em pesquisa realizada pela Amazon, Santos figura entre as cidades mais nerds do Brasil. É a quarta colocada. Para chegar ao resultado, a multinacional de vendas online levou em consideração o consumo de produtos ligados a esse universo: quadrinhos, games, filmes, jogos, eventos.

Tem contribuído para esse reconhecimento a Santos Comic Expo, convenção de quadrinhos pioneira no litoral paulista, duas vezes indicada ao Prêmio HQ Mix (o "Oscar" das HQs no Brasil) de melhor evento e que chega à sua sexta edição em 5 e 6 de outubro, maior e melhor, com mais atrações que as edições anteriores e ocupando todo o complexo do Centro de Cultura Patrícia Galvão. No sábado, 5, será das 11h às 20h e, no domingo, 6, de 11h às 19h. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de promover a difusão das histórias em quadrinhos, a cultura geek, o intercâmbio cultural entre artistas da Baixada Santista e nomes de outros estados, o turismo, a formação de público e o acesso à cultura, o projeto espera receber cerca de 10 mil pessoas e mais de 150 profissionais da área nesta edição.

O evento integra o calendário oficial santista pela Lei Nº 3.275, de 27 de junho de 2016. E, desde seu surgimento, contribui para a divulgação da arte e exposição dos grandes nomes da área que surgiram na região. Atrai adultos e crianças: é um ambiente familiar. Portanto, “a Santos Comic Expo têm como finalidade o enriquecimento cultural através da leitura, a projeção dos artistas locais e a confraternização entre leitores de todas as idades, e profissionais do ramo”, ressalta Renatinho Santos, um dos Guerreiros, grupo de dez amigos que foram unidos pela paixão às histórias em quadrinhos e decidiram proporcionar ao público do litoral, a mesma experiência vivida em convenções de HQs ocorridas nas capitais. .

“Como fã de quadrinhos, a Santos Comic Expo é muito mais que simplesmente um evento gratuito onde se existe a possibilidade de adquirir produtos relacionados com a Cultura Pop por um preço acessível. Na verdade, a Santos Comic Expo é uma oportunidade única de ficar frente a frente com as últimas produções do quadrinho nacional e, principalmente, de encontrar todas as pessoas da Baixada Santista que compartilham esse louco amor pela Cultura Pop. Por isso ninguém pode perder esse evento!”, ressalta Cláudio Roberto Basílio, também membro dos Guerreiros.

“A oportunidade de respirar leitura, aventura, diversidade artística, passando momentos agradáveis. Um momento de encontrar famílias conhecendo arte, artistas e livros e revistas. A experiência de ir a um encontro de amantes da Nona Arte feito de e para amantes da Nona Arte. A convenção de quadrinhos mais aconchegante, humana e acessível que existe no país. Um lugar, ou melhor, um momento único no qual há mais razão em estar do que perambular. Assim é a Santos Comic Expo para mim. O legado de amigos que fornece momentos genuínos de troca e laços entre as gerações de leitores”, celebra o professor Alexandre Fidélis Martuscelli, membro dos Guerreiros.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
A rica e diversificada programação contará com nomes de destaque nacional como Cesar Sandoval, criador da Turma do Arrepio e da versão infantil de Os Trapalhões nos quadrinhos; Jefferson Costa e Rafael Calça, autores da Graphic Novel “Jeremias: Pele”, e Fefê Torquato, autora da Graphic Novel “Tina: Respeito”, estas duas últimas publicadas pela Mauricio de Sousa Produções; Nelson Sato, da Sato Company responsável pela produção do live action do Jaspion no Brasil; e Marcio Seixas, “a voz” do Batman no Brasil.

Economia criativa
Estão confirmadas 28 lojas e um dos maiores Artist’s Alley do Brasil, com cerca de 60 profissionais entre quadrinistas, desenhistas e escritores, destacando Felipe Folgosi, Fabio Coala, Sam Hart, Germana Viana, Jun Sugiyana, Ju Loyola, Guilherme Infante, PriWi, Mario Cau e Marcatti.

Escolas e estúdios de arte como Mundo Mágico, Scrowpture, Robô Guerreiro, Capsule Eletronic Studios, Mosh Escola de Arte, Mangarts Comic Studio e RC Studio apresentarão seus trabalhos.

Exposições
O público ainda poderá conferir três exposições espalhadas pelo centro cultural: Os Trapalhões em Quadrinhos (MISS), Exposição Jaspion + Jiraiya (Foyer 1º andar) e Exposição Ely Barbosa (Foyer 2º andar).

Cosplayers
Não faltarão personagens espalhados pelo evento, dispostos a tirar fotos com o público. O concurso cosplay acontecerá durante os dois dias de evento e oferecerá premiação em dinheiro para o primeiro, segundo e terceiro lugares. A curadoria será feita por:

Dychan - Aos 25 anos, nasceu e mora na cidade de Santos. Cosplayer há mais de 10 anos, frequentemente jurada em concursos, com experiência de 8 anos de teatro e premiações em competições nacionais. Abriu um Canal no Youtube DyChanTV com reações, histórias, Top 10 e outros. Bacharel em direito pela Unisantos, mas seu hobby principal é cosplay, vídeos, games e fotografia.

Diego Gonçalves - 32 anos, trabalha com Planejamento Financeiro, mas vive de cinema, animes, games e, desde 2015, se dedica à paixão pelo cosplay. Começou como Mad Max, correu muito de Flash, faz missões como o ninja Kakashi Hatake e em breve dominará os mares de Santos.

Serviço
Santos Comic Expo 2019
05 e 06 de Outubro
Sábado: 11h às 20h
Domingo: 11h às 19h
Centro de Cultura Patrícia Galvão
Av. Senador Pinheiro Machado 48 - Vila Matias – Santos/SP
Entrada gratuita.
Santos será a capital nacional das histórias em quadrinhos em 5 e 6 de outubro Santos será a capital nacional das histórias em quadrinhos em 5 e 6 de outubro Reviewed by Daniel Rost Dreyer on setembro 24, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.