Quebra-Queixo, um anti-herói criado com talento nacional



Você já ouviu falar no personagem Quebra-Queixo? Ele é um anti-herói durão que trabalha para a Força Zero, um grupo de super-heróis que combatem o crime na caótica mega-megalópole de Nova Fronteira, uma cidade onde o caos e o nonsense caminham lado-a-lado.

O personagem foi criado em 1983 pelo super talentoso Marcelo Campos e vem sendo publicado nos mais variados meios desde então.



Uma das últimas aparições do personagem está no terceiro volume, com roteiros e artes produzidas por grandes talentos nacionais, sob a coordenação de Marcelo Campos. Entre eles estão Octavio Cariello, Roger Cruz, Fati Gomes, Jefferson Costa, Arthur Fujita e Eduardo Ferigato.

Sobre Marcelo Campos

Com ajuda preciosa de Carol Fernandez, Marcelo Campos iniciou seus trabalhos em 1984 com histórias de terror e ficção e posteriormente foi editor de arte na editora Abril. Até 1988 ilustrou caixas de brinquedos da Estrela (Comandos em Ação) e desenhou e roteirizou várias histórias em quadrinhos de personagens como He-Man, Thundercats, Galaxy Rangers, Centurions, Bravestarr, Xuxa, Angélica, Faustão e Sérgio Mallandro.

Em 1989 tornou-se um dos primeiros brasileiros (junto com o desenhista Watson Portela) a publicar no mercado de histórias em quadrinhos nos Estados Unidos, desenhando e arte-finalizando edições para as editoras Malibu Publishing, Innovation e Cosmic Comics. Em 1991, foi o primeiro brasileiro a ingressar em uma grande editora de HQs dos EUA, a DC Comics e também o primeiro brasileiro e ser desenhista oficial de um título importante da indústria; Liga da Justiça. Nos anos que se seguiram foi desenhista e arte-finalista de outros importantes títulos da DC e Marvel Comics como Superman, Teen Titans, Extreme Justice, Lanterna Verde, Spiderman, Thor, Homem-de-Ferro, X-Men, Vingadores e outros e, na Dark Horse ilustrou o personagem O Máskara.

Seu traço também pode ser visto em títulos da Image Comics (Darkness, Ascention, entre outros) e nas adaptações de quadrinhos das animações Disney; Mulan, Hércules e Tarzan. No Brasil seu personagem Quebra-Queixo rendeu-lhe diversos prêmios. Foi animador de desenhos animados como Smurfs, Snorkels e Flintstones da Era Dourada para a Hanna-Barbera. Em 1998, tornou-se um dos fundadores do estúdio-escola Fábrica de Quadrinhos, que deixou em 2002 para fundar a escola Quanta Academia de Artes.

Foi diretor do video-clipe em animação, Os Cegos do Castelo, da banda Titãs, desenhista de produção do programa de tevê As Aventuras de Tiazinha para a rede Bandeirantes, ilustrador de veículos como Playboy, Veja, Exame, Marrie Claire, Superinteressante, Época e Folha de São Paulo; desenhista e ilustrador para agências de publicidade do país e do exterior; designer de capas e encartes de CD para as gravadoras Warner, Abril Music e Trama; e ilustrador de livros para as editoras Saraiva, Ática, Moderna, Fisk e MBooks, entre outras. Lançou o álbum autoral Talvez Isso... pela editora Casa 21, e participou da exposição Design Brasileiro – Uma Mudança do Olhar, organizado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) no Itamaraty – Brasília, que viajou todo Brasil e exterior.

Nota de última hora
O ilustrador Renato Rodrigues fez uma fanart do personagem, que você confere aí embaixo. Quem curtiu?



Quebra-Queixo, um anti-herói criado com talento nacional Quebra-Queixo, um anti-herói criado com talento nacional Reviewed by Daniel Rost Dreyer on março 13, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.