Chuck Norris: de atleta a mito - supervault

Breaking

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

25 de setembro de 2015

Chuck Norris: de atleta a mito



Ator, atleta, herói, mito ou mestre supremo do universo, independente de como você conhece o americano Chuck Norris, é difícil negar que o cara tem um dos maiores currículos do cinema e virou uma verdadeira lenda na internet. Apesar da fama de durão, que lhe rende fatos hilários, o homem que não come mel mas mastiga abelhas começou a ganhar certa fama em campeonatos esportivos. Desde então, sua figura passou a participar de grandes torneios e acabou, tornando-se um dos principais ícones da ação na sétima arte.

Carlos Ray Norris nasceu na cidade de Ryan, no estado americano de Oklahoma, no dia 10 de março de 1940. Muito antes de brilhar nas telonas, Carlos Norris trabalhava na Força Aérea dos Estados Unidos. Lá, participou de operações na Coreia do Sul, recebeu o apelido de “Chuck” e teve o seu primeiro contato com o Tang Soo Do, arte marcial em que se tornou faixa preta e o incentivou a criar o estilo de luta Chun Kuk Do. Ao retornar aos Estados Unidos, continuou a servir como policial militar na Califórnia e passou a aprimorar suas habilidades atléticas.

Dispensado do serviço militar em 1962, Norris usou seu conhecimento e habilidade para participar de torneios de artes marciais. Em meio a derrotas e vitórias em campeonatos menores, tornou-se Campeão Mundial Peso-Médio em Karatê em 1968 e ostentou o título por seis anos consecutivos. Com a fama conquistada, Chuck passou a chamar a atenção do cinema e, no ano seguinte, estreava nas telonas em uma pequena ponta no filme The Wrecking Crew. Seu estrelato, no entanto, veio em 1972 com o filme Way of the Dragon, onde interpretou o rival do também lutador Bruce Lee.



De lá para cá, o astro passou a ter aulas de representação na Metro-Goldwyn-Mayer e estrelou filmes como Missing in Action, onde vivia uma espécie de Rambo com o papel de James Braddock, Code of Silence, The Delta Force e Firewalker. Sua popularidade também fez com que o ator ganhasse um papel no seriado Walker, the Texas Ranger, no final dos anos 90. Decidido a largar os filmes de ação nos últimos tempos, fez participações ainda em filmes como Dodgeball e The Expendables II.

Conhecido também devido às suas participações em entidades filantrópicas, Chuck Norris auxilia organizações de combate às drogas entre jovens e promove torneios para arrecadar fundos para diversos projetos sociais. Apesar da cara e fama de durão, o astro recebeu diversas honrarias ao longo de sua vida, sendo condecorado com o título de membro do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e com o título honorário de doutorado em humanidade pela Universidade de Liberty e Ranger do Texas, pelo governador Rick Perry. Sua figura também é explorada em campanhas comerciais, como esta aí embaixo, que vende calças jeans de ação com a assinatura do mito. Vai encarar?



Texto originalmente publicado na Revista Rumo (www.revistarumo.com.br).

Post Top Ad

Responsive Ads Here