Biblioteca Virtual 2 de julho realizará Colóquio sobre a história da Bahia em quadrinhos



Aliada no incentivo à leitura e à escrita por meio do lúdico e criativo, a arte das ilustrações estará em destaque, em Salvador, de 15 a 17 de outubro, com o “Colóquio História e Quadrinhos: a Bahia em HQ”, realização da Biblioteca Virtual 2 de Julho (BV2deJulho), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado. O evento será gratuito e acontecerá no Complexo Cultural dos Barris, com inscrições pelo site da BV, www.bv2dejulho.ba.gov.br.

O Colóquio tem como intuito, discutir a técnica e o uso das ilustrações como instrumento de divulgação da história e cultura da Bahia e trará cartunistas baianos para os debates, que falarão da possibilidade também de apreender enredos históricos e fictícios que simbolizam a história e a cultura do estado por meio desta arte.  

Na programação, serão realizadas três rodas de conversa, com os temas “A história e cultura da Bahia pelos quadrinhos”, “Novos traçados do mercado da ilustração” e “Identidade nos traços”, além das Oficinas “A charges no jornalismo diário”, “Charges e quadrinhos no meio digital”, “Quadrinhos em movimento: animações e games” e uma Oficina infantil (Quadrinhos para os pequenos), exposição sobre o cartunista e ilustrador Hélio Roberto Lage, feira de venda e escambo de quadrinhos. A BV2deJulho fará ainda homenagem póstuma ao cartunista, Antonio Cedraz, falecido dia 11 de setembro. 

Dentre os convidados, estão confirmadas as presenças dos cartunistas CAu GomeZ, Nildão, Caó Cruz Alves, Edu Santana e Lila Cruz. Nos encontros serão discutidos itens como a produção e o mercado editorial de quadrinhos na Bahia, promovendo um intercâmbio entre profissionais de diferentes regiões do Brasil nesta área, além de uma oportunidade de ensinar a arte de construir um gibi, por meio de oficinas.

Toda a programação do evento pode ser consultada no site da Biblioteca Virtual 2 de julho, no endereço www.bv2dejulho.ba.gov.br.

O que: “Colóquio História e Quadrinhos: a Bahia em HQ”
Quando: 15 a 17 de outubro de 2014
Onde: Complexo Cultural dos Barris
Gratuito

Daniel Dreyer

Publicitário, blogueiro, fã de cultura geek, HQ's, filmes, séries e colecionáveis. Planejamento de contas na agência de publicidade Gampi, muito bem casado e papai babão.